Todos os jutsus utilizados devem estar de acordo com suas habilidades.
Exemplo: Um ninja não pode usar um jutsu do elemento aguá, se ele ainda não possui esse elemento.
Consumo e dados de cada tipo de Jutsu:
Ninjutsu:
consome: 15 de chakra ---------------------------------- dano no oponente: 20 de HP
Taijutsu:
consome: 15 de stamina --------------------------------- Dano no oponente: 20 de HP
Genjutsu:
consome: 20 de chakra ---------------------------------- dano no oponente: 15 de HP, -5 na potência de Taijutsus por 2 rodadas e o oponente não pode usar ninjutsu por 2 rodadas
-5 na potência de Taijutsus por 2(duas) rodadas, significa que por duas rodadas se seu oponente usar um taijutsu e for bem sucedido, seu dano que seria de 20 em HP baixa para 15. Além dele não poder usar nenhum ninjutsu pelas mesmas duas rodadas.
Obs.: Genjutsus provenientes de Sharingan, retiram mais HP que genjutsus normais, mas os outros efeitos continuam os mesmos.
Sharingan Nível 1: 25 de dano no HP do adversário.
Sharingan nível 2: 30 de dano no HP do adversário.
Sharingan nível 3: 35 de dano no HP do adversário.
Mangekyou Sharingan: 45 de dano no HP do Adversário.
Dentro dos ninjutsus, o de invocação quando utilizado, consome os mesmos 15 de chakra e infere 25 de dano no HP do adversário, entretanto acrescenta 5 de dano nos próximos ninjutsus que você usar durante três rodadas.
Ou seja o dano feito no oponente por um ninjutsu, que seria de 20 de HP, passa a ser de 25.
No caso de membros que possuem um bijuu, ao ativarem o manto do bijuu, os danos sofridos diminuem em 10 e os causados no adversário aumentam em 10 durante quatro rodadas.
Armas consomem 10 de stamina e causam dano de 15 no HP do adversário.